Apresentação

Apresentacao

Após três anos de interrupção devido às dificuldades provenientes da pandemia de COVID-19, o Ciclo de Debates da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (FL/UFG) chega neste ano em sua 17ª edição, com o tema: Integração de Pesquisas sobre os surdos e a língua de sinais.

O evento ocorrerá presencialmente nos dias 25 e 26 de janeiro de 2024, das 19h às 22h, na Faculdade de Letras, no Câmpus Samambaia da UFG, em Goiânia (GO).  

As inscrições são gratuitas e abertas para surdos e ouvintes, tanto advindos dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Letras/UFG quanto profissionais de todo o Estado de Goiás que se interessem por pesquisas sobre os surdos e a língua de sinais.

O objetivo da 17ª do Ciclo de Debates é promover a socialização e integração da inovação que tem sido produzida dos saberes, das pesquisas, dos projetos e das experiências, por meio da apresentação exclusivamente das produções realizadas pelos membros dos seguintes grupos de pesquisa:

GeTrans/UFG - Grupo de Estudos Transdisciplinares de Práticas Transculturais de Povos em Travessia Sociolinguística;

GELiS/UFG - Grupo de Estudo e Pesquisa em Escrita das Línguas de Sinais (ELiS);

GETRADI/UFG - Grupo de Estudos e Pesquisas em Estudos da Tradução e da Interpretação;

GEPAISES/UFG - Grupo de Estudos e Pesquisas Atenção Integral à Saúde e Educação do surdo;  

FORTRAD/UFG - Formação de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais.

GEFOPS/UFG - Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo na Formação de Professores de Português para Surdos.

Os Ciclos de Debates da Faculdade de Letras da UFG têm sido realizados desde 2009, quando foi iniciada a primeira turma do curso presencial em Letras: Libras na Universidade, o primeiro nesta modalidade no Brasil. Desde então, a FL/UFG tem realizado edições do Ciclo de Debates sempre com temas relacionados aos sudos e à língua de sinais. 

O 17º Ciclo de Debates: Integração de pesquisas sobre os surdos e a língua de sinais é uma realização da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, com apoio da FAPEG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás.